HELM PORTUGAL UNIPESSOAL LDA.

Comunicado de imprensa: Grupo HELM – Resultados de 2019

O Grupo HELM mantém resultados estáveis. Resultados melhorados por fatores externos e prejuízos de empresas associadas.

Janneke Menzel

Manager External Communication

Email vCard

Hamburg, 9 de Junho 2020

Resultados do ano fiscal de 2019:

• Receitas globais: 5 mil milhões de EUR
  • A Linha Comercial Pharma lançou um total de sete novos medicamentos genéricos no mercado
  • A presença regional na América do Norte foi bastante reforça pela aquisição no setor dos fertilizantes

O Grupo HELM deu continuidade ao seu crescimento de 2019. Contudo, as receitas externas mantiveram-se estáveis nos 5,016 mil milhões de EUR.

As previsões positivas para 2019 foram significativamente abrandadas por uma queda acentuada nos preços dos químicos no primeiro trimestre. A crescente Guerra comercial entre os EUA e a China ao longo do último ano, em conjunto com as oscilações no preço do petróleo, também teve um impacto negativo nos resultados do Grupo HELM em 2019. As Linhas Comerciais de Fertilizantes e a Proteção de Cultivos debateram-se com circunstâncias únicas devido às condições climatéricas. Para além disso, os problemas de produção na planta de metanol Natgasoline em Beaumont, no Texas (EUA), unidos às incríveis depreciações nas participações em Trinidad e Tobago, levaram a um resultado geral pouco satisfatório para o Grupo HELM.

Stephan Schnabel, coproprietário da empresa e Presidente do Conselho Executivo do Grupo HELM desde abril de 2020, reitera a existência de um ou outro desenvolvimento positive no passado ano: “Apesar de termos passado por momentos difíceis, conseguimos fortalecer a base para o crescimento do Grupo a longo-prazo. As nossas relações e parcerias duradouras são a chave para o avanço do nosso negócio.”

“Um exemplo é uma aquisição que realizamos nos EUA que aumentará de forma significativa o acesso do grupo HELM à maior região de vendas do mundo para fertilizantes, o que também terá um impacto positivo no nosso negócio de Proteção de Cultivos. Na Linha Comercial de Farmacêuticos, entre outras, a parceria com a Phargentis S.A. será um ótimo condutor na direção do sucesso”, continua Stephan Schnabel.

Resultado consolidado: desempenho em valores

- Em milhões EUR -201920182017
Receitas
- Receitas externas5.016
(-2%)
(+24%)
(+6%)
Resultado
- EBITDA- 29,8
(-127%)
(+140%)
46,7
(+131%)
- Resultados antes dos impostos- 66,0
(-170%)
95,5
(+285%)
24,8
(+786%)
- Lucros/prejuízos líquidos consolidados- 66,866,118,4

Os principais mercados de vendas do Grupo HELM em 2019 foram a Europa, representando 52,9%, seguida pelas Américas, com 29,6%, e pela Ásia, com 16,8%.

Foi considerada uma ligeira descida na equidade devido ao resultado consolidado negativo e ao montante de 692 milhões de EUR (no ano anterior: 779 milhões de EUR). O Grupo continua a ter um rácio de equidade muito equilibrado de 41%, assegurando continuamente a sua independência e estabilidade.

Breve resumo do desenvolvimento das Áreas de negócio

Chemicals: Feedstocks, Derivatives e Methanol

A Linha Comercial de Químicos contribui mais para as receitas do que qualquer outra linha comercial do Grupo HELM. Apesar do ambiente no setor estar muito desafiador devido aos níveis dos preços estarem extremamente baixos, o Grupo HELM conseguiu expandir o volume das vendas e as quotas de mercado, gerando receitas de 3,7 mil milhões de EUR (ano anterior: 3,7 mil milhões de EUR), que correspondem ao ano anterior. Não obstante, os resultados da Linha Comercial de Químicos diminuíram acentuadamente devido à queda dos preços.

No entanto, ao nível do produto, os Químicos podem indicar sucessos individuais. Por exemplo, o ano fiscal de 2019 foi o melhor ano de que há registo do Grupo HELM na linha de produtos de Ácidos e Lixívias na Europa, onde foram realizados vários investimentos em logística e em armazéns.

Crop Protection

O ambiente económico geral da Linha Comercial de Proteção de Cultivos permaneceu difícil ao longo de todo o ano passado. Devido a vários fenómenos climáticos extremos nos EUA e nos Brasil, existiram oscilações nestes mercados ou, em alguns casos, houve mesmo a completa ausência de negócio. Estas influências externas significaram que a Linha Comercial da Proteção de Cultivos foi incapaz de conduzir o negócio de forma satisfatória, e geraram receitas de vendas de 267 milhões de EUR (ano anterior 290 milhões de EUR), permanecendo próximas do nível do ano anterior.

Apesar do difícil ambiente, o comércio de Proteção de Cultivos correu bem no Brasil e no México. Os mercados de ambos os países relataram um aumento nas receitas graças às aprovações de novos produtos e à expansão do negócio com clientes existentes. A profundidade da cooperação com os parceiros comerciais japoneses foi particularmente encorajadora, tendo gerado frutos com o lançamento de dois produtos inovadores no mercado: o herbicida Tolpyralat no México, e o inseticida Flonicamid na Colômbia. Assim, HELM continua a posicionar-se como um fornecedor de soluções inovador.

Fertilizer

Mais uma vez, o ano fiscal de 2019 apresentou grandes desafios à indústria dos fertilizantes. Isto é particularmente verdade nos EUA, o mais importante mercado único, onde as maiores cheias nas décadas mais recentes levaram a uma queda significativa na demanda. No entanto, a Linha Comercial de Fertilizantes foi capaz de manter as receitas de vendas ao mesmo nível do ano interior, em 737 milhões de EUR (ano interior: 760 milhões de EUR) através de um negócio de distribuição funcional.

HELM continuou a expandir o negócio dos fertilizantes no passado ano. Em maio de 2019, adquiriu o negócio dos fertilizantes da CGB Enterprises, Inc. nos EUA. Com esta aquisição, HELM expandiu o seu negócio de fertilizantes em oito terminais adicionais. É agora um dos líderes do mercado para a distribuição de fertilizantes nos EUA com uma capacidade de armazenamento de 760.000 toneladas métricas.

Pharma

Os Produtos Farmacêuticos HELM melhoraram novamente os seus resultados, com receitas de vendas a totalizarem os 226 milhões de EUR (ano anterior: 202 milhões de EUR).

HELM lançou com sucesso o total de sete novos medicamentos genéricos em 2019 em conjunto com os parceiros. Entre os destaques, encontra-se o lançamento europeu do primeiro biossimilar da HELM, uma versão genérica de um medicamento biotecnologicamente produzido (‘biológico’) com Teriparatida como principal ingrediente, uma medicação eficaz para pacientes com osteoporose grave.

Foram investidos 42 milhões de EUR no total neste desenvolvimento de sete anos. O lançamento no mercado no Japão e na Coreia ocorrerá em 2020.

O percurso do desenvolvimento da HELM em medicamentos genéricos está bem salvaguardado para os próximos anos. No campo das doenças respiratórias, existem atualmente quatro produtos altamente especializados em desenvolvimento, como resultado da cooperação entre a HELM e a Phargentis S.A. (Lugano, Suíça).

Recursos Humanos

Em 2019, a media total de funcionários na organização global da HELM aumentou ligeiramente. A HELM empregava 662 (2018: 631) pessoas em Hamburgo e um total de 1.684 (2018: 1.663), incluindo participações.

Perspetiva para 2020

A perspetiva económica geral para 2020 é incerta. Devido à atual pandemia e às restrições massivas em quase todas as áreas, que estão a aumentar o impacto económico pelo mundo e que nunca ocorreram desta forma, é muito difícil determinar uma previsão para o próximo ano fiscal. Por isso, as nossas expectativas para o próximo ano fiscal são muito cautelosas.

Assim, a HELM age de forma especialmente prudente, com o foco na transação dos negócios já existentes de forma confiável. Neste ambiente comercial difícil, a experiência do Grupo HELM como comerciante global com um conhecimento local detalhado, em conjunto com o posicionamento dos seus produtos e mercados, oferece oportunidades significativas em comparação com os seus concorrentes.

Sobre a HELM

HELM AG é uma empresa familiar sediada em Hamburgo, na Alemanha, com uma tradição comercial de mais de 120 anos. Trata-se de uma empresa de distribuição multifuncional especializada em químicos (matérias-primas e derivados), proteção de cultivo, ingredientes farmacêuticos ativos e medicamentos, assim como fertilizantes. A HELM é atualmente uma das maiores empresas do mundo de comercialização química independente com mais de 100 subsidiárias, escritórios comerciais e participações em mais de 30 países. Os seus conhecimentos específicos locais garantem o acesso aos principais mercados mundiais.