HELM PORTUGAL UNIPESSOAL LDA.

Comunicado de imprensa: Grupo HELM – Resultados de 2018

O grupo HELM aumenta os resultados

Janneke Menzel

Manager External Communication

Email vCard

Hamburgo, 31 de maio de 2019

Resultados do ano fiscal de 2018:

• Receitas globais: 8,3 mil milhões EUR (+11%)
  • Os lucros do exercício do Grupo situam-se em 66,1 milhões EUR (ano anterior 18,4 milhões)
  • A criação da HELM PROMAN Methanol AG: uma joint venture de atuação global para a comercialização de metanol
  • A área de negócio de produtos farmacêuticos adquire participação na firma de desenvolvimento Phargentis S.A., abrindo-se à exigente área de tratamento de doenças pulmonares

O Grupo HELM deu continuidade ao seu crescimento de 2018, tendo obtido um resultado satisfatório. Tanto o volume de negócios como o resultado operacional aumentaram. O volume de negócios mundial cresceu 11%, para 8,3 mil milhões EUR.

O Grupo encerrou o exercício com um lucro de 66,1 milhões EUR (ano anterior: 18,4 milhões EUR). As áreas de negócio de Chemicals, Fertilizer e Pharma (produtos químicos, fertilizantes e produtos farmacêuticos) contribuíram de forma decisiva para melhores resultados no ano passado.

Hans-Christian Sievers, Presidente do Conselho de Administração da HELM AG: “No ano passado, percorremos novos caminhos: Com a nossa participação na maior unidade de produção de metanol da América do Norte e com a criação da HELM Proman Methanol, reposicionamo-nos a nível mundial neste produto. Ao mesmo tempo e repetidamente mostramos na nossa área principal de negócio a mais valia que oferecemos com a nossa logística, distribuição e marketing internacional – assim o comprovam os nossos contratos recém-conquistados.“

Resultado consolidado: principais índices de desenvolvimento do negócio

- em milhões EUR -201820172016
Receitas
- Receitas externas5.106 (+24%)4.111 (+6%)3.867 (-15%)
- Receitas globais8.297 (+11%)7.445 (+7%)6.935 (-18%)
Earnings
- EBITDA112,3 (+140%)46,7 (+131%)20,2 (-71%)
- Earnings before taxes95,5 (+285%)24,8 (+786%)2,8 (-95%)
- Consolidated net income66,118,4-15,6

Os principais mercados de vendas do Grupo HELM em 2018 foram a Europa, representando 56,3%, seguida pelas Américas, com 27,0%, e pela Ásia, com 16,2%.

O património líquido foi reforçado e ascende atualmente a 779 milhões EUR (ano anterior: 727 milhões EUR). O Grupo dispõe de uma boa quota de património líquido de 42%, estando assim asseguradas a independência e a estabilidade. Estão previstos investimentos na expansão das quatro áreas de negócio.

Breve resumo do desenvolvimento das Áreas de negócio

Chemicals: Feedstocks, Derivatives e Methanol (Químicos: Matérias-primas, Derivados e Metanol)

Em 2018 e num ambiente de mercado positivo com preços dos produtos em ascensão, a HELM Chemicals aumentou a receita consolidada para cerca de 3,7 mil milhões EUR (ano anterior: 2,6 mil milhões EUR) Isto corresponde a um crescimento de aproximadamente 42%.

A área de negócio da linha de Produtos de Metanol contribui de forma decisiva para o sucesso da área de negócio de químicos. Desde junho de 2018, o Grupo HELM Proman Methanol comercializa metanol em Wollerau, na Suíça. Com sucursais em Houston, EUA, e em Singapura, a HELM Proman Methanol atende os pedidos a nível mundial. Além das quantidades anteriores, esta nova joint venture comercializa as quantidades provenientes da unidade de produção de metanol Natgasoline LLC nos EUA, que iniciou recentemente a sua atividade, e onde a HELM detém uma participação.

As áreas de Ácidos e Lixívias evoluíram de forma positiva. Em Burgos, Espanha, foi inaugurada uma nova unidade de produção.

O segmento de Produtos Químicos, com 73%, representa a área de negócio com maiores receitas do Grupo HELM.

Fertilizer (Fertilizantes)

IO mercado de fertilizantes apresentou-se novamente volátil no ano de 2018.

A área de negócio de Fertilizer reforçou o seu enfoque num marketing e distribuição estruturados, com vista à redução consciente de riscos neste ambiente volátil. Nos EUA, a HELM expandiu-se no negócio da distribuição, tendo-se iniciado a operação de um novo terminal em Alexandria, Louisiana. Em 2018, esta área de negócio gerou uma receita de 760 milhões EUR (ano anterior: 922 milhões EUR).

A área de negócio de Fertilizer com 14,9% representa a segunda maior fonte de receitas do Grupo HELM e no ano de 2018 contribuiu solidamente para os resultados.

Crop Protection (Proteção de cultivos)

Além de um mercado difícil para produtos agrícolas tais como o milho e a soja, o aumento dos custos de produção tem dificultado a eficiência económica na agricultura. Isso teve um impacto negativo no negócio de proteção de cultivos.

Embora a HELM Crop Protection tenha conseguido aumentar sua receita em 10,7% para 290 milhões EUR (ano anterior: 262 milhões EUR) neste ambiente exigente, o resultado é insatisfatório. A escassez de oferta na China originou preços mais altos, que não foi possível refletir totalmente nos clientes. Houve também flutuações cambiais, especialmente na América Latina, que tiveram impacto negativo no resultado.

Os principais mercados de vendas são a Europa e a América do Norte e do América do Sul.

Pharma (Produtos farmacêuticos)

A HELM Pharma melhorou novamente os resultados do exercício. As receitas ascenderam a 202 milhões EUR (ano anterior: 192 milhões EUR).

O negócio de produtos farmacêuticos na HELM está agrupado em duas divisões: o comércio de produtos farmacêuticos com matérias primas farmacêuticas (API) e desenvolvimento e também o marketing de medicamentos. Ambas as divisões se desenvolveram com sucesso e contribuem positivamente para os resultados do Grupo HELM.

No ano de 2018, a HELM adquiriu uma participação na empresa de desenvolvimento Phargentis S.A., que se especializou em produtos de inalação para a área de DPOC.

Além disso, a área de negócio de produtos químicos lançou com sucesso no mercado um total de quatro produtos contra a esclerose múltipla, epilepsia, herpes simplex e infeções da pele e tecidos moles.

Recursos humanos

No ano de 2018, cresceu a nível mundial o número de colaboradores da Organização HELM. Em 31.12.2018, na HELM em Hamburgo trabalhavam 664 (ano anterior: 627) funcionários, na Alemanha eram 733 (ano anterior: 688). Em todo o mundo, incluindo as empresas com participação, trabalham 1.621 (ano anterior: 1.521) pessoas na HELM.

Perspetiva para 2019

Apesar da desaceleração do crescimento económico global, a HELM está bem posicionada e confiante em relação ao ano de 2019, à medida que o crescimento do Grupo continua.

O negócio da distribuição local das filiais internacionais serve de suporte estável inclusive no exercício corrente.

Com a nova joint venture de metanol HELM Proman Methanol, a HELM tem agora a possibilidade de comercializar ainda melhor este produto a nível mundial – tal facto pode ler-se desde já num maior volume de negócios no primeiro trimestre de 2019. Novos contratos de fornecimento terão impacto positivo em 2019.

Sobre a HELM

HELM AG é uma empresa familiar sediada em Hamburgo, na Alemanha, com uma tradição comercial de mais de 118 anos. Trata-se de uma empresa de distribuição multifuncional especializada em químicos (matérias-primas e derivados), proteção de cultivo, ingredientes farmacêuticos ativos e medicamentos, assim como fertilizantes. A HELM é atualmente uma das maiores empresas do mundo de comercialização química independente com mais de 100 subsidiárias, escritórios comerciais e participações em mais de 30 países. Os seus conhecimentos específicos locais garantem o acesso aos principais mercados mundiais.