Comunicado de imprensa: Grupo HELM – Resultados de 2017

A HELM distingue-se com uma clara melhoria de resultados

Hamburgo, 16 de maio de 2018

Resultados do ano fiscal de 2017:

• Receitas globais: € 7,4 mil milhões (+7%)
  • EBITDA: € 46,7 mil milhões (+131%)
  • Lucros do exercício do Grupo: € 18,4 milhões (ano anterior: € -15,6 milhões)

No seu principal negócio, o Grupo HELM gerou, no exercício de 2017, antes de lucros de empresas associadas, um resultado satisfatório. A melhoria operacional é demonstrada pelas receitas positivas de cerca de € 0,5 mil milhões:

As receitas globais ascenderam a € 7,4 mil milhões (ano anterior: € 6,9 mil milhões).

O desenvolvimento positivo do Grupo HELM foi apoiado por uma conjuntura, em geral, robusta e um ambiente de mercado favorável. A recuperação do preço do petróleo prosseguiu e situou-se, no final de 2017, em cerca de USD 66 por barril com a consequente subida dos preços dos produtos químicos.

A margem de comercialização do Grupo continuou a sua trajetória de fortalecimento, aumentando claramente o lucro bruto de produtos por comparação com o ano anterior. As duas áreas de negócios Químicos e Farmacêuticos contribuíram decisivamente para a melhoria dos resultados no ano passado.

No seu conjunto, o resultado operacional satisfatório do Grupo HELM foi negativamente afetado pelas perdas das empresas associadas.

O Grupo encerrou o exercício com um lucro de € 18,4 milhões (ano passado: € -15,6 milhões).

Hans-Christian Sievers, Presidente da Direção Executiva da HELM AG: “Congratulo-me pela evolução positiva e a melhoria dos resultados. Demonstramos que, após um ano difícil como 2016, conseguimos regressar rapidamente à trajetória do sucesso. Além disso, pudemos trabalhar na continuação do desenvolvimento das nossas áreas de negócios. Novos contratos e cooperações permitem-me encarar os próximos anos com otimismo”.

Resultado consolidado: principais índices de desenvolvimento do negócio

- em milhões de euros - 2017 2016 2015
RECEITAS
- Receitas globais 7.445 6.935 8.498
  (+7%) (-18%)
- Receitas externas 4.111 3.867 4.540
  (+6%) (-15%)
LUCRO
- EBITDA 46,7 20,2 70,6
  (+131%) (-71%)
- Resultado antes dos impostos 24,8 2,8 57,0
  (+786%) (-95%)
- Lucros do exercício do Grupo/prejuízo líquido 18,4 -15,6 35,5
- Fluxo de tesouraria operacional 100,0 19,2 70,9
  (+421%) (-73%)

Os principais mercados de vendas do Grupo HELM em 2017 foram a Europa, representando 59,4%, seguida pelas Américas, com 26,2%, e pela Ásia, com 13,7%.

O património líquido ascende a € 727 milhões (ano anterior: € 763 milhões). A diminuição deve-se exclusivamente às taxas de câmbio devido à desvalorização do dólar dos Estados Unidos face ao euro. O Grupo dispõe de uma boa quota de património líquido de 49,3% (ano anterior: 51,8%), estando assim a independência e estabilidade asseguradas.

Panorama de desenvolvimento nas áreas de negócios

Químicos: Matérias-primas e Derivados

Em 2017 e num ambiente de mercado positivo com preços dos produtos em ascensão, a HELM conseguiu aumentar a receita consolidada para cerca de € 2,6 mil milhões (ano anterior: € 2,3 mil milhões) Isto corresponde a um crescimento de 13%. Em muitos produtos foi possível alcançar uma quantidade superior.

No segmento de Feedstocks, a HELM registou um ligeiro retrocesso em termos de quantidades, sobretudo do metanol. O negócio com propilenos e etilenoglicóis apresentou uma trajetória positiva, tendo as quantidades transacionadas aumentado. No geral, a área de produtos Feedstocks registou bons resultados.

A área de produtos Derivatives apresentou resultados positivos, tanto no tocante a materiais sólidos como a produtos químicos líquidos. Em especial, o negócio de ácidos e de lixívias, que a HELM tem vindo a desenvolver fortemente desde 2014, registou resultados positivos.

O segmento de Chemicals com 63,8% representa a área de negócios com o maior volume do Grupo HELM.

Fertilizantes

O segmento de Fertilizer viu-se novamente confrontado com preços dos produtos muito voláteis, à semelhança do ano anterior. Além disso, condições climáticas adversas conduziram a um período de produção da primavera atrasado e fraco no hemisfério norte.

No conjunto, a HELM Fertilizer conseguiu aumentar apenas ligeiramente as quantidades transacionadas. As receitas diminuíram 5%, passando para € 922 milhões, devido à erosão dos preços no mercado de fertilizantes (ano anterior: € 973 milhões). O desenvolvimento das margens manteve-se abaixo do esperado.

Do lado positivo é de salientar o bom grau de utilização da própria instalação de mistura em Howdendyke, Grã-Bretanha. Acresce que em 2017, a HELM também procedeu à expansão do negócio de distribuição. Para o efeito arrendou um novo parque de reservatórios na Argentina.

O segmento de Fertilizer, com 22,4%, representa a segunda fonte de receitas do Grupo HELM.

Proteção de cultivos

O segmento Crop Protection enfrentou, em 2017, um mercado de crescimento globalmente lento. Além disso, verificaram-se limitações da oferta decorrentes do encerramento das instalações de produção na China, devido a condições ambientais e de segurança. A HELM congratula-se pelas preocupações com a manutenção de padrões ambientais mais rigorosos.

Neste contexto, a HELM Crop Protection evoluiu de forma satisfatória. As receitas permaneceram ao nível do ano anterior em € 262 milhões (ano anterior: € 260 milhões).

Os principais mercados de vendas são a Europa e a América do Norte e do Sul.

Produtos farmacêuticos

Não obstante um ligeiro retrocesso das receitas, a HELM Pharma melhorou novamente os resultados do exercício. As receitas ascenderam a € 192 milhões (ano anterior: € 206 milhões).

De nota especial são os resultados positivos alcançados em Hamburgo e pela subsidiária HELM de México. A empresa comum Richter HELM Biologics, que desenvolve biossimilares, alcançou também bons resultados.

Através do desenvolvimento de medicamentos complexos, a HELM Pharma aposta fortemente numa expansão da carteira. Em 2017, a HELM assegurou a sua entrada no segmento dos produtos de inalação.

HELM International

Com mais de 100 subsidiárias em mais de 30 países, a HELM é estruturada internacionalmente. No último exercício, as subsidiárias geridas pela área central da HELM International geraram uma receita estável excelente. Em 2017 abriu um novo escritório comercial em Banguecoque, Tailândia.

Recursos humanos

Em 2017, o número total de funcionários da organização global HELM aumentou em todo o mundo. Em 31 de dezembro de 2017, a HELM empregava 627 funcionários em Hamburgo (2016: 623) e na Alemanha 688 (2016: 684). Em todo o mundo, incluindo participações, trabalhavam 1 521 (2016: 1 495) pessoas na HELM.

Perspetiva para 2018

A HELM iniciou bem o exercício de 2018, tendo o primeiro trimestre decorrido de forma muito positiva. A conjuntura económica é, globalmente, favorável e os preços do petróleo fortes asseguram preços estáveis na Química.

A instalação de metanol, Natgasoline LLC em Beaumont, Texas, EUA, na qual a HELM detém uma participação, irá arrancar em breve. Deste modo, as quantidades de metanol da HELM irão aumentar claramente e a empresa continuará a reforçar a sua importante posição no mercado.

As empresas associadas estão a desenvolver-se de forma positiva. A HELM espera uma evolução positiva com a continuação da melhoria dos resultados comparativamente a 2017.

Sobre a HELM

A HELM AG é uma empresa familiar de Hamburgo cheia de tradição com mais de 117 anos de história. Trata-se de uma empresa de distribuição multifuncional especializada em químicos (matérias-primas e derivados), proteção de cultivo, ingredientes farmacêuticos ativos e medicamentos, assim como fertilizantes. A HELM é atualmente uma das maiores empresas do mundo de comercialização química independente com mais de 100 subsidiárias, escritórios comerciais e participações em mais de 30 países. Os seus conhecimentos específicos locais garantem o acesso aos principais mercados mundiais.

Sophie Saul

Relações Publicas & Comunicação Corporativa